Conheça algumas curiosidades bem estranhas sobre uma das partes mais úteis de nossos corpos.
1. O "design" das mãos tem 340 milhões de anos
Apesar de estipular-se que a espécie humana — Homo sapiens sapiens e também suas espécies anteriores — data de menos de 3 milhões de anos, há estudos que mostram que o design das nossas mãos já possui mais de 340 milhões de anos. No período carbonífero, é bem possível que os primeiros tetrápodes que saíram das águas evoluíram para seres com estruturas de cinco dedos.
Há evidências de que alguns animais chegaram a possuir mais dedos nas extremidades de suas patas, mas a vida na Terra se mostrou mais propícia para os seres que possuíam cinco dedos — mesmo sem polegares opositores.
Quantos algarismos existem? Exatamente: 10! E quantos dedos existem nas mãos? O mesmo número! Essa é a prova primordial de que as mãos definiram nossos sistemas numerais, e não apenas neste sistema arábico em que estamos inseridos — utilizado para contar animais, sementes e tudo mais o que houvesse necessidade na metade do primeiro milênio, entre os séculos V e VI.
3. As mãos permitiram a evolução da sociedade
A arquitetura mais avançada que uma mão pode ter é justamente a que nossas mãos possuem. Quatro dedos lineares e um polegar opositor formam a estrutura que permitiu a criação de ferramentas, a interação com ambientes e objetos, o controle de itens, a manufatura e muito mais. É possível dizer que isso permitiu a evolução da humanidade como uma estrutura social.
4. Nós realmente falamos com as mãos
Apesar de dizermos que “italianos falam com as mãos”, é preciso ter bem claro na mente: todos os seres humanos falam com as mãos. Independente da origem da pessoa, ela possui um setor no cérebro que é chamado de “Área de Broca”. Essa área é responsável pelo processamento, composição e compreensão de fala. Ao mesmo tempo, ela também controla alguns movimentos das mãos. Logo...
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário