sábado, 20 de setembro de 2014

FILO ECHINODERMATA


  • São conhecidas aproximadamente 6000 espécies pertencentes ao filo Echinodermata. Esses animais de epiderme e esqueleto interno calcários são triblásticos, celomados, sem metameria e deuterostômios, podendo apresentar espinhos. De hábito exclusivamente marinho, podem viver livres ou presos por pendúnculo, na região bentônica. No estágio larval, possuem simetria bilateral e, quando adultos, simetria radial.
  • O sistema hidrovascular (ou ambulacral), uma característica peculiar do filo, desempenha funções de locomoção, fixação e captura de alimentos. Além disso, auxilia na respiração e excreção. Ele consiste em canais cheios de água marinha, que penetram no corpo por uma placa perfurada denominada madreporito, e se comunicam com os pés ambulacrais, presentes na superfície do corpo. A pressão exercida na água pelos pés ambulacrais permite a locomoção, fixação e captura de alimentos desses animais.
  • O sistema digestório é completo, com digestão extracelular. O sistema circulatório pode ser ausente ou reduzido, dependendo da espécie, sendo as substâncias predominantemente distribuídas via celoma.
  • O sistema respiratório pode ser reduzido ou ausente. No primeiro caso, a respiração é branquial. Não há sistema excretor: as excreções são lançadas diretamente no sistema hidrovascular.
  • O sistema nervoso é composto por um anel nervoso que circunda a boca, local onde estão os nervos radiais. Podem existir olhos simples, células táteis e olfativas.
  • A reprodução é sexuada. Os animais, dioicos, liberam os gametas na água. Após a fecundação, há o desenvolvimento de um ou mais tipos de larva, até que atinjam a idade adulta. Possuem excelente capacidade de regeneração.
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/equinodermos.htm

  • Os Echinodermata são invertebrados exclusivamente marinhos, não possuindo representantes que habitem o meio terrestre ou dulcícola. Os equinodermos apresenta um conjunto de características únicas ausentes nos outros filos, entre as quais destaca-se simetria radial pentameral, ou seja o corpo geralmente é dividido em cinco partes dispostas ao redor do eixo central. Eles têm um sistema nervoso radial simples que consistem em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e composto por anéis nervosos nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço. Os ramos desses nervos coordenam o movimento do animal. Os equinodermos não têm cérebro, embora alguns possam ter gânglios. Muitos equinodermos têm notável poder de regeneração: uma estrela-do-mar cortada radialmente em várias partes vai, depois de alguns meses, regenerar em tantas estrelas viáveis quantas foram as partes separadas. O corte de um braço(com uma parte proporcional de massa da parte central e de tecido nervoso) vai, em circunstâncias ideais, regenerar do mesmo modo.


  • Classe dos equinodermos

    Os equinodermos compreendem cinco classes, relacionadas no quadro a seguir: 
    Classes
    Características
    Exemplos
    Echinoideacorpo quase esférico, com espinhos grandes e móveis (ouriços), ou achatado, com espinhos curtos e fixos (bolachas-do-mar)ouriços-do-mar,
    bolachas-do-mar ou corrupios.
    Asteroideacorpo esrelado, com cinco ou mais braços; espinhos pequenos e fixosestrelas-do-mar
    Crinoideacorpo estrelado, com braços ramificados; sem espinhoslírios-do-mar
    Holothuroideacorpo cilíndrico e sem espinhos; ausência de braçospepinos-do-mar
    Ophiuroideacorpo estrelado, com disco central bem delimitado; espinhos curtos ou longos situados nos braçosserpentes-do-mar
    Agora iremos conhecer um pouco sobre cada classe deste filo: 

 Classe Asteroidea: Estrela-do-mar
   


Classe Holothuroidea: Pepino-do-mar
  

Classe Ophiuroidea: Serpente-do-mar
 
  

Classe Crinoidea: Lírio-do-mar
 
 

Classe Echinoidea: Ouriços-do-mar, Bolacha-do-mar
 
 


  


Lly Oliveiraa *-*

Um comentário: