sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Respostas do Debate de Biologia

Aqui estão as respostas do Debate de BIOLOGIA ---> (PERGUNTAS)

1ª) Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.

2ª) Entre as principais características anatômicas destacam-se: a bilateralidade corporal, a presença de três folhetos embrionários (triblásticos), apresenta pseudoceloma e situação protostômica.

3ª) Esse filo reúne os animais de corpo mole (com ou sem concha), triblásticos, portadores de celoma, simetria bilateral e corpo dividido em três partes básicas: a cabeça, o e a massa visceral

4ª) Turbellaria, Trematoda e Cestoda.

5ª) Cisticercose é uma doença ocasionada pelas larvas da Taenia Solium, popularmente conhecida como solitária. É adquirida através da ingestão de alimentos e água contaminados com os OVOS do verme.

6ª) Fasciola hepatica (causador da Fasciolose) e Schistosoma mansoni (causador da esquistossomose).

7ª) Hidatidose, Equinococose ou Cisto hidático.

8ª) Protonefrídeos (que são constituídos por uma rede ramificada de túbulos que apresentam  células especializadas em secretas) com células-flama.

9ª) Platelmintos.

10ª) Classe composta por organismos de vida livre-natante. Ex.: planária.

11ª) Saneamento básico, educação sanitária e hábitos simples de higiene pessoal e familiar são elementos fundamentais para prevenir as verminoses.

12ª) Gênero: Biomphalaria / Família: Planorbidae

13ª) São parasitas intestinais de animais vertebrados, representados principalmente pelas tênias.

14ª) Conhecida pelos brasileiros como barriga d'água, xistosa ou doença do caramujo, a esquistossomose mansoni ou mansônica é caracterizada, na forma mais grave, a hepato-esplênica, pelo aumento do fígado e do baço, o que gera uma intumescência, ficando a pessoa "barriguda", o que gera a popularmente conhecida barrida d'água.

15ª)  A taenia Solium é provida de ganchos ou ventosas na região do Escolex (o que seria a cabeça ), a Saginata não possui tais ganchos ou ventosas. A Saginata é Maior que a Solium ( 10m a 12m), já a Solium possue em média de (2m a 9m). 

16ª) Apresentam uma só forma de corpo com os dois órgãos sexuais. (hermafroditismo)

17ª) Taenia Solium: H.D.: homem/ H.I.: porco
Taenia Saginata: H.D.: homem/ H.I.: boi

18ª) Canal ginecóforo.

19ª) 1ª Miracídio e 2ª Cercária.

20ª) Reprodução por regeneração (quando a planária sofre um corte, cada parte de seu corpo pode regenerar um indivíduo completo).

21ª) Ela é bastante ramificada para facilitar a distribuição do alimento digerido.

22ª) Sistema  respiratório ausente (as trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células e o ambiente), ou seja, respiração é cutânea;

23ª) A teníase é uma doença causada pela fase adulta de um verme chamado tênia (taenia solium e taenia saginata) quando esta se aloja no intestino humano através da ingestão de derivados de porco e boi mal cozidos que contenham cistos do verme.

24ª) Cabeça, pé e massa viceral.

25ª)
a) A maioria das espécies é aquática, vivendo tanto em ambiente marinho quanto dulcícola, porém há vários representantes terrestres. A maioria das espécies desse grupo possui uma concha formada por uma única valva. Fazem parte desse grupo as lesmas, caramujos e caracóis.

b) São moluscos marinhos com cabeça bem desenvolvida e pés modificados em tentáculos que partem da cabeça (daí seu nome). Possuem dois olhos muito desenvolvidos (algumas espécies com olhos semelhantes aos dos humanos), uma boca arredondada com bico córneo e rádula. A boca é rodeada pelos tentáculos. Ex.: polvos e lulas.

c) Os bivalves são animais aquáticos que vivem em água doce ou salgada. Seu corpo é composto basicamente por pé e massa visceral. Podem viver enterrados no solo ou aderidos a costões rochosos e outras superfície. Possuem uma concha formada por duas valvas (daí seu nome – bivalve).

26ª) O parasita responsável pela doença humana é o nematóide Wuchereria bancrofti, sendo vetor da doença o mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca). (picada)

27ª) A Larva Migrans Cutânea é uma doença causada por parasitas intestinais do cão e do gato, tais como Ancylostoma brasiliense. A doença é transmitida por contato direto da pele com as larvas contidas nas fezes de cães, gatos ou do homem. Quando cães e gatos ou o próprio homem defecam, os ovos presentes nas fezes se transformam em larvas, que podem penetrar na pele causando a doença. Os solos úmidos e a vegetação praiana são os locais mais comuns de infecção do homem, e as crianças geralmente são mais acometidas do que os adultos.

28ª) É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

29ª) A ancilostomose, também conhecida como amarelão, é provocada por três tipos de verme: o Necator americanus e outros dois do gênero Ancylostoma, o A. duodenalis e o A. ceylanicum, espécies de vermes parasitas nematódes. As fêmeas liberam ovos no intestino delgado, que são expulsos pelas fezes e eclodem entre cinco e dez dias, tornando-se larvas infectantes. Na terra quente e úmida, os ovos saem larvas que procuram um hospedeiro humano. Uma vez fixada no intestino delgado, onde a larva atinge o estágio adulto, quando tem capacidade de liberar ovos, o verme passa a sugar o sangue da pessoa. Ao penetrar na pele, a larva ocasiona vermelhidão, prurido, inchaço, sensação de “picada”. Da pele, a larva entra na corrente sanguínea, onde sofre transformações até chegar ao intestino delgado.

30ª) Esse animal possui várias formas de se defender de seus predadores: uma delas é a liberação de uma tinta escura para despistar o inimigo enquanto foge. Em outras vezes, quando o inimigo consegue prender um dos tentáculos do polvo, ele deixa esse tentáculo com o inimigo e foge em disparada. Dias depois, outro tentáculo nasce no lugar do que foi arrancado.

31ª) A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos quitinosos.

32ª) Oxiúro.

33ª) Filo Mollusca e classe Bivalvia.

34ª) O nome popular amarelão deve-se à cor amarelada apresentada pela pessoa infectada, decorrente da anemia que o verme provoca no hospedeiro ao sugar seu sangue.

35ª) Ancilóstomos, lombrigas, oxiúros, filárias...

36ª)  As pérolas são espécies de cistos de defesa produzidos pelos bivalves quando algum corpo estranho penetra entre o manto e a concha do animal. Como mecanismo de defesa, o manto secreta sucessivas camadas de material da concha, isolando o intruso. Em algumas espécies, esse material é um nácar brilhante, formando as pérolas de valor comercial.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário