segunda-feira, 17 de março de 2014

Estudo britânico indica que a "regra dos cinco segundos" é real

Grupo de estudantes do último ano de Biologia da Aston University indica que o tempo é um fator considerável para a transferência de bactérias do chão para a comida derrubada


Um grupo de estudantes do ultimo ano do curso de Biologia da Aston University, de Birmingham, Inglaterra, fez uma descoberta que vai fazer a alegria dos gulosos e desastrados de plantão: a famosa “regra dos cinco segundos” é real. Segundo os pesquisadores, a passagem do tempo realmente é um “fator considerável” na transferência de bactérias do chão para um pedaço de comida.
Trabalhando sob a tutela do professor de microbiologia Anthony Hilton, os estudantes monitoraram quão rapidamente a Escherichia coli e outras bactérias comuns se espalham de superfícies em ambientes fechados para torradas, macarrão e outras comidas grudentas.
Os testes forneceram evidências que suportam a veracidade da regra dos cincos, segundo a qual um alimento ainda está apropriado para consumo se tiver caído a menos de seis segundos no chão. Além disso, eles também descobriram que o tipo de piso também é crucial para a transferência dos micro-organismos, surpreendentemente constatando que o carpete é o tipo de chão mais seguro.



APOIO SINGELO

“Consumir comida derrubada no chão ainda possui um risco de infecção, já que depende muito de quais bactérias estão presentes no piso naquela hora. No entanto, as descobertas desse estudo vão trazer um leve alívio àqueles que vêm empregando a ‘regra dos cinco segundos’ por anos, a despeito do consenso geral de que ela é apenas um mito”, disse Hilton.
Vale lembrar que os riscos aumentam exponencialmente em ambientes externos, áreas públicas e hospitais – para não falar de banheiros. E aí, pronto para começar a mergulhar atrás daqueles escorregadios pedaços de lanche?


http://www.megacurioso.com.br/m/42409.htm

Raíssa;)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário