sábado, 5 de abril de 2014

Reino Fungi

Características:
  • Uni ou pluricelulares;
  • Eucariontes;
  • Heterótrofos;
  • Parde celular feita de QUITINA
  • O carboidrato de reserva energética da maioria dos fungos é o glicogênio
Fungos Unicelulares

Nem todo fungo é macroscópico. Existem, sim, fungos microscópicos unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo é utilizado para a fabricação de pão, cachaça, cerveja etc., graças à fermentação que ele realiza.
Os pequenos brotos são novos indivíduos que estão sendo formados

Fungos Pluricelulares

Seu corpo é constituído por dois componentes

O corpo de frutificação é responsável pela reprodução do fungo, por meio de células reprodutoras especiais, os esporos; e

O micélio que é constituído por uma trama de filamentos, onde cada filamento é chamado de hifa;
Imagem típica...

Curiosidades:

"Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon)."

"É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente."

"Os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa."

"O organismo mais extenso do planeta é um antigo fungo – com idade estimada entre 2 mil e 8 mil anos – que ocupa uma área de 2,385 acres na Floresta Nacional de Malheur, em Oregon, nos Estados Unidos. Os cogumelos crescem nas raízes das árvores da floresta e estendem seus micélios em todo o solo, subsolo e nos troncos das plantas."

Super interessante: "O MAIOR SER VIVO"


Classificação
Saprófagos/ Decompositores: 
  • Eles obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos;
  • São responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes;
  • Responsáveis pelo apodrecimento de alimentos e de madeira utilizada em diferentes tipos de construções de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos;


Parasitas:
  • Alimentam-se de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o;
  • Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem;
  • Geralmente possuem hifas especializadas - haustórios - que penetram nas células do hospedeiro usando os estomas como porta de entrada para a estrutura vegetal;

Mutualistas:
  • Estabelecem associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam
  • *Mutualismo é a interação entre duas espécies que se beneficiam alternativamente;
Líquens são exemplos de mutualismo e micorrizas são formadas quando as hifas se unem as raízes de plantas.

Predadores:
  • Capturam pequenos animais e deles se alimentam;

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
  • Os fungos anaeróbios são utilizados no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão. Nesses processos, o fungo utilizado pertence à espécie Saccharomyces cerevisiae, capaz de transformar o açúcar em álcool etílico e CO2 (fermentação alcoólica), na ausência de O2. Na presença de O2 realizam a respiração. Eles são, por isso, chamados de anaeróbios facultativos.
  • Alguns fungos também são utilizados na indústria de laticínios, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente.
  • Fabricação de antibióticos como a Penicilina (vírus Penicillium chrysogenum);
  • A penicilina é um antibiótico natural derivado do bolor produzido pelo fungo Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta por acaso em 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso;
  • P. notatum
Os FILOS do reino FUNGI


Zigomicetos: Seus representantes são multicelulares e não possuem corpos de frutificação. Além disso, suas hifas não apresentam paredes transversais, e são preenchidas por citoplasma repleto de núcleos: hifas cenocíticas. Seus esporos são denominados zigósporos. A reprodução assexuada é mais frequente.
Bolor no morango: exemplo de fungo do Filo Zygomycota
Deuteromicetos: Este filo contempla as espécies que ainda não possuem classificação bem definida e, por esse motivo, seus representantes costumam ser chamados de fungos imperfeitos. Trata-se de um grupo artificial, que por esse motivo tende a se extinguir.
O pé de atleta é provocado por um fungo do Filo Deuteromycota
Ascomicetos: A reprodução assexuada é mais frequente. Algumas de suas hifas, septadas, apresentam formato de saco, durante o ciclo sexuado. Em seu interior, há esporos sexuais: os ascóporos. Este é o filo que possui o maior número de espécies de fungos, sendo estas tanto uni quanto multicelulares.
Claviceps purpurea: exemplo de fungo do Filo Ascomycota
Basidiomicetos:  A reprodução sexuada é mais frequente. Algumas de suas hifas, septadas, formam estruturas denominadas basídios. Em alguns representantes, tais estruturas formam corpos de frutificação denominados basidiocarpos, popularmente conhecidos como cogumelos. Os esporos sexuais dos basidiomicetos são chamados de basidiósporos.
Orelha-de-pau: exemplo de fungo do Filo Basidiomycota.
FONTES: 

Romério filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário