domingo, 18 de maio de 2014

Cálcio: deficiência, efeitos e sintomas

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano:
Aproximadamente 90% do cálcio do corpo está depositado nos ossos e dentes. 1% está envolvido em processos na corrente sanguínea, nos nervos e na estimulação dos músculos, na função do hormônio da paratireóide e no metabolismo da vitamina D.
Para funcionar adequadamente, o cálcio deve ser acompanhado pelo magnésio, fósforo e vitaminas A, C, D e, muito possivelmente, vitamina E.
A maior função do cálcio é, em conjunto com o fósforo, construir e manter ossos e dentes. É essencial para a saúde do sangue, alivio da insônia e ajuda a regular o batimento cardíaco. Participa, também, na contração e crescimento muscular e na transmissão nervosa. O cálcio aumenta a utilização do ferro pelo corpo, ajuda na ativação de várias enzimas e auxilia a regular a passagem de nutrientes para dentro e para fora da parede celular.
Problemas típicos da menopausa, como irritabilidade, insônia, dor de cabeça e estado nervoso, têm demonstrado melhoras com a administração de cálcio, magnésio e vitamina D. Quando não há cálcio suficiente para a absorção, a taxa de estrogênio baixa. O cálcio pode ajudar a prevenir a tensão pré-menstrual e câimbras musculares.
 
Absorção do cálcio pelo organismo
 
Muitos fatores influenciam a absorção do cálcio. Quando necessário, o organismo o absorve com maior eficiência (observamos uma absorção aumentada durante períodos de crescimento rápido).
A absorção do cálcio depende da presença adequada da vitamina D que trabalha com o hormônio da paratireóide para regular a quantidade de cálcio no sangue.
O fósforo é necessário, no mínimo, na mesma quantidade de cálcio. O organismo utiliza o cálcio e o fósforo juntos, para dar firmeza aos ossos. Se grande quantidade dos dois minerais é ingerida, como na típica dieta americana, com muito fósforo e pouco cálcio, o excesso não pode ser utilizado adequadamente.



 Vitamina A e C também são necessárias para a absorção de cálcio. Gordura em quantidades moderadas, se movem devagar no trato digestivo, facilitando a absorção.
Certas substâncias interferem na absorção do cálcio. Quando grandes quantidades de gordura combinam com o cálcio, um composto insolúvel se forma, o qual não pode ser absorvido. Ácido oxálico, encontrado no chocolate e espinafre, quando combinados com cálcio, forma um composto insolúvel e pode formar cálculo renal ou na vesícula biliar.  Grandes quantidades de ácido fítico, presente em grãos e cereais, pode inibir a absorção de cálcio. Outros fatores que interferem incluem a falta de atividade física, stress, depressão  e passagem muito rápida pelo trato intestinal.

 
Efeitos da deficiência de cálcio no organismo

Um dos principais sintomas da deficiência de cálcio são problemas nervosos, caracterizados por câimbras musculares, paralisia e formigamento nos braços e pernas. A deficiência de cálcio pode resultar em má formação óssea, causando raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos. Outra doença causada pela deficiência de cálcio é a osteoporose, quando os ossos tornam-se porosos e frágeis.

 
Deficiências moderadas de cálcio podem acarretar em câimbras, dor nas juntas, palpitação cardíaca, baixa taxa de pulsação, perda dos dentes, insônia, crescimento deficiente e excessiva irritabilidade de nervos e músculos.
 
Osteoporose
 
A osteoporose é a redução da massa óssea e perda de sustentação do esqueleto. Os sintomas incluem aumento da incidência de fraturas e dor. A osteoporose tem sua maior incidência em mulheres no período da menopausa.
A maior causa da osteoporose é uma ingestão inadequada de cálcio durante anos. Outras causas são inabilidade para absorção (à nível de intestino), balanço inadequado de cálcio-fósforo, pouca atividade física ou deficiência de certos hormônios.
Uma dieta adequada em proteína, cálcio, magnésio fósforo, vitamina C e vitamina D é a melhor prevenção no tratamento da osteoporose. A atividade física também é muito recomendada.
 
Fontes de Cálcio
O cálcio está presente em grande quantidade em um número muito limitado de alimentos. Leite e derivados são boas fontes, além de gema de ovo, sardinha em lata, feijão de soja, vegetais verde como folhas de mostarda, brócolis e couve.
 


Fonte:http://www.viva50.com.br/calcio-deficiencia-efeitos-sintomas/


Dissa;)
 


2 comentários: