O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivoresponsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.
Durante a infância, grande parte dos ossos do corpo possui esse tipo de medula; na fase adulta, a medula vermelha é encontrada principalmente nos ossos pélvicos, no osso esterno, nas costelas e na clavícula. Na fase embrionária, as células sanguíneas são formadas nobaço e no fígado.
A medula óssea é dotada de fibras reticulares e células- tronco medulares. Tais células são multipotentes (ou pluripotentes), ou seja, podem dar origem aos diversos tipos de células sanguíneas, e são descendentes das células-tronco embrionárias. As células-troncoembrionárias são totipotentes, ou seja, não só dão origem às células sanguíneas, como a qualquer outro tipo de célula do organismo.
Em mamíferos, os linfócitos B passam pela diferenciação na própria medula óssea. No caso dos linfócitos T, suas células precursoras se deslocam da medula óssea para o timo, local onde a diferenciação é concluída. O timo é um órgão que se localiza no osso esterno, dotado de tecidos linfóides.
- O Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemos encontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (Fragmento de células). Segundo por uma parte líquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma. Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como counsequência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadas assumem formas e funções especializadas.
- Conceitos:
Parte Liquida:
- Plasma: é formado por 90% de água e 10% por substancias inorgânicas (ex. potássio, cálcio, ferro, sódio...) que são transportadas através dos vasos do corpo.
Parte sólida (elementos figurados):
- Plaquetas: São fragmentos das células gigantes da medula ósseas conhecidas como megacariócitos.Possuem substancias que atuam na coagulação sanguínea ajudando a impedir as hemorragias.
- Hemácias, Glóbulos vermelhos ou eritrócitos: São células anucleadas, possuem aspecto de disco bicôncavo. A sua principal função é o transporte de oxigênio, por serem ricos em hemoglobina. Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro.
- Leucócitos ou Glóbulos brancos: Atuam na defesa do nosso organismo, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram no corpo. Os leucócitos também são produzidos na medula óssea e são apresentados na tabela a seguir:
Fonte: mundodahistologia.com
Classificação dos leucócitos: Os leucócitos podem ser classificados de acordo com o formato do núcleo.
Linfócitos mononucleares:
- Linfócitos: possuem núcleo esférico. Localizam-se, principalmente, nos órgãos linfóides.
- Monócitos: são gerados na medula óssea. Possuem citoplasma de corazulada. É o de maior tamanho entre os leucócitos (podem chegar a 20 micrômetros).
Linfócitos polimorfonucleares:
- Basófilos: núcleo com formato da letra "S". Produzido na medula óssea. Entre os leucócitos é o tipo encontrado em menor número.
- Neutrófilos: possuem citoplasma de cor rosa claro. É o de maior quantidade no sangue humano (de 50 a 70%). Apresentam grânulos em seu citoplasma.
- Eosinófilo: é produzido na medula óssea e apresentam grânulos em seu citoplasma.
Fonte:todabiologia.com
- A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo de fibrina. É uma parte importante da hemostasia (o cessamento da perda de sangue de um vaso danificado), na qual a parede de vaso sanguíneo danificado é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado. Desordens na coagulação podem levar a um aumento no risco de hemorragia, trombose ou embolismo.
- A coagulação é semelhante nas várias espécies de mamíferos. Em todos eles o processo envolve um mecanismo combinado de fragmentos celulares (plaquetas) e proteínas(fatores de coagulação). Esse sistema nos humanos é o mais extensamente pesquisado e consequentemente o mais bem conhecido. Esse artigo é focado na coagulação sanguínea humana.
Fonte: Wikipedia
Lly Oliver ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário