Causas
Existem muitas possíveis causas :
- Dieta pobre em ferro: pessoas que ingerem pouco alimentos ricos em ferro, podem desenvolver este tipo de anemia. Dentre os alimentos ricos em ferro estão a carne vermelha, lentilha, feijão, carne branca e a salada verde.
- Parasitas: Como malária, ascaridíase, ancilostomíase e tricuríase.
- Má absorção: por exemplo, a anemia causada por esteatorreia, um transito intestinal excessivamente rápido.
Sinais e sintomas
É caracterizada por :
- Fadiga extrema
- Fraqueza
- Falta de ar
- Dor no peito
- Infecções freqüentes
- Dor de cabeça
- Tonturas ou vertigens
Fonte: Wikipedia;
Anemia perniciosa é uma doença autoimune que resulta na perda da função das células gástricas parietais, que secretam ácido clorídrico para acidificar o estômago e o fator intrínseco gástrico que é fundamental para absorção da vitamina B12. A anemia perniciosa pode resultar de fatores hereditários. Anemia perniciosa congênita é herdada como um distúrbio autossômico recessivo. É um tipo de anemia que origina má absorção de vitamina B12 devido a falta de fator intrínseco nas secreções gástricas, geralmente causada por atrofia gástrica com destruição das células parietais que são responsáveis pela secreção de ácido clorídrico e do fator intrínseco. Comum em pós-operatório de cirurgia bariátrica, gastrite autoimune e em pacientes com úlcera péptica extensa.
A deficiência de vitamina B12 causa anemia megaloblástica, mas somente quando há má absorção devido a falta de fator intrínseco esta anemia é chamada de anemia perniciosa. É um dos fatores relacionados que favorece o desenvolvimento de carcinoma gástrico.
Causas
Existem diversas possíveis causas :
- Deficiência de vitamina B12
- Doença celíaca (espru não-tropical)
- Acidúria metilmalônica.
Sinais e sintomas
Os pacientes com anemia perniciosa podem apresentar :
Fonte:Wikipedia;
Anemia hemolítica é uma anemia devido à hemólise, a quebra anormal de hemácias nos vasos sanguíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do corpo (extravascular). Ela possui diversas causas, podendo ser inofensiva ou até mesmo ameaçar a vida. A classificação geral da anemia hemolítica é a de sua origem se é adquirida ou idiopática. O tratamento depende da causa e natureza da quebras das hemácias.
A Anemia Hemolítica pode ser congênita ou adquirida.
- Congênita
- Anormalidades da membrana
- Hemoglobinopatias
- Deficiência enzimática
- Adquirida
- Induzida por anticorpos (auto-imune)
- Reação transfusional
- Fragmentação mecânica
Sintomas da anemia hemolítica
Os sintomas da anemia hemolítica são:
Fraqueza; Sensação de desmaio; Palidez; Falta de apetite; Tontura; Cansaço; Sono; Indisposição; Dor de cabeça; Unhas fracas; Pele seca; Queda de cabelo; Falta de ar; Palidez nas mucosas dos olhos e boca; Falhas na memória e Dificuldades na concentração.
Talassemia é uma doença hereditária autossômica recessiva caracterizada por redução da taxa de síntese de uma das cadeias deglobina que formam a hemoglobina resultando em sintomas de anemia.
Causas:
Na talassemia, a redução da síntese de uma das cadeias de globina pode causar a má-formação de moléculas de hemoglobina. A talassemia é um problema quantitativo de globinas pouco sintetizadas, enquanto que a anemia falciforme é um problema qualitativo na síntese e de um funcionamento incorreto da globina.1
Hemoglobinopatias implicam alterações estruturais das próprias globinas. As duas condições podem sobrepor-se, no entanto, desde que algumas doenças que causam alterações na hemoglobina (doenças conhecidas também como hemoglobinopatias) também afetem a sua produção (talassemia). Assim, algumas talassemias são hemoglobinopatias, mas a maioria não o é. Uma destas condições (ou ambas) pode causar anemia.
Anemia Aplástica ou Aplásica ocorre quando a medula óssea produz em quantidade insuficiente os três diferentes tipos de elementos figurados do sangue existentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O termo Anemia pode ser reservado apenas para a deficiência de glóbulos vermelhos, enquanto que a diminuição de leucócitos seria chamada de leucopenia e a diminuição de plaquetas de trombocitopenia. A diminuição das três linhagens celulares pode ser chamada de aplasia de medula.
Causas:
Uma das causas pode ser de ordem auto-imune; em determinadas situações não se determina a causa. Já em outras ao se questionar o paciente averigua-se o uso anterior de algumas drogas tais como cloranfenicol ( 1 em 40.000 pacientes que usam esta medicação desenvolve anemia aplástica), carbamazepina, fenitoína, quinino, benzeno; Aradiação também pode estar envolvida: acredita-se que Marie Curie tenha vindo a falecer em função disso; Pode-se ter ainda como gênese desta anemia, infecção por vírus, exemplo de 2% de pacientes com hepatite aguda viral podem cursar com aplasia de medula.
Sinais e sintomas:
Portadores desta patologia podem ter sangramentos pela trombocitopenia,sejam micro sangramentos na forma de hematomas na pele ou sangramentos profusos; anemiatambém pode acontecer e graves infecções, podendo chegar a quadro de septicemia.
Anemia falciforme (do latim falci-, foice e -forme, formato de) ou drepanocitose é uma doença hereditária caracterizada pela mal formação das hemácias, que assume forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico nos indivíduos acometidos pela doença. É mais comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e na Índia.
A expectativa de vida é encurtada em média aos 42-45 anos.
Causa:
A presença da anemia falciforme, é determinada por uma quantidade elevada de hemácias deformadas. Em indivíduos normais, as células de transporte de gases, hemácias (também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos), têm forma arredondada côncava e flexível, e possuem em si moléculas de hemoglobina,que são responsáveis por fazer as ligações gasosas. Essa constituição permite que essas células consigam executar sua função mesmo através dos mais finos capilares.
Sinais e sintomas:
Há a presença de alguns dos sintomas clássicos da anemia, causados pela falta e ineficiência de hemácias como:
- Fadiga(cansaço);
- Astenia(fraqueza);
- Palidez (principalmente nas conjuntivas e mucosas;
- Fonte: Wikipedia;
Lly Oliver :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário